Sobre nós

a baransu

a baransu é uma marca de bolos biológicos que surge como resposta à dificuldade de encontrar em mercearias e supermercados, opções saudáveis para lanches ou sobremesas, sem nunca abdicar de sabor.

no processo de criação da marca, procurámos algo que demonstrasse o natural dos nossos bolos, mas que também transmitisse equilíbrio. Equilíbrio porque acreditamos que tudo na vida deve ser experienciado em harmonia… e como uma de nós tinha acabado de fazer uma viagem ao japão, e se tinha identificado muito com a cultura, decidimos procurar a tradução de equilíbrio em japonês…”baransu”! não tivemos dúvidas que baransu seria o nome do nosso projeto.

os nossos bolos

são biológicos porque respeitamos a natureza, os seus tempos e ciclos, e só assim podemos obter os ingredientes que verdadeiramente nutrem.

utilizamos ingredientes simples e naturais, para que resultem em opções mais saudáveis.

os nossos mini baransu têm cerca de 80gr (a sua palma da mão) e temos actualmente quatro sabores disponíveis

| cenoura e especiarias 

| coco e lucuma

| maçã e canela

| limão e papoila

quem está por de trás

A baransu nasce das mãos de duas irmãs, a Marta e a Sandra.

Nascemos e crescemos em Almada, mas as nossas raízes estavam na terra dos nossos avós mais a norte. Por isso nas férias, e em muitos fins de semana rumávamos à Relvas(Tomar), ou ao Vilar de Boi (Castelo Branco). Em ambas, o contacto com a horta, as árvores de fruto e os animais era constante. Quase tudo o que consumíamos era cultivado e criado pelos nossos avós… da terra para a mesa. Retirávamos os cordéis das sacas de farinha para a Avó Vina fazer o pão em forno de lenha, e que cozia de madrugada para estar quentinho ao pequeno almoço, tínhamos os ovos frescos vindos da capoeira da Avó Flora,e o mel cuidadosamente crestado das colmeias do Avô João. Havia o ritual de ir para a horta de sacho na mão para abrir os caminhos que faziam a água do tanque correr para irrigar os legumes. A voltinha para ir buscar a fruta que crescia nos pomares mais longe, ou ir ordenhar as ovelhas (só ver porque não tínhamos muito jeito…). O avô Alfredo punha-nos em cima da ameixoeira de onde comíamos a deliciosa fruta que com carinho tratava.
Esta proximidade com a terra fez-nos desde cedo respeitar e valorizar os alimentos. 

E assim fomos crescendo, cada uma tomou o caminho que queria… uma seguiu educação especial e reabilitação, e outra finanças, áreas em que nos sentimos profissionalmente realizadas, mas a cozinha continuou sempre presente…

Aprofundámos conhecimentos e técnicas através de cursos de cozinha e pastelaria, e queríamos aliar a essa ferramenta, o uso de ingredientes simples, naturais, e que representassem opções mais saudáveis. Foi nesse momento que nos desafiámos a lançar o que viria a ser a baransu.  

O processo demorou muitos meses… muitos avanços e recuos, muitas ideias e dúvidas, mas conseguimos construir um construir algo que nos enche de orgulho.

Acompanhe-nos nesta viagem…

onde nos encontrar

Poderá comprar os nossos baransu através da nossa loja online, ou em pontos de venda físicos que poderá consultar no separador “pontos de venda".

Estando sobretudo presente em supermercados e mercearias biológicos, e teremos todo o gosto em chegar a um local perto de si onde ainda não encontre a baransu. Contacte-nos e faça a sua sugestão enviando-nos o nome do potencial ponto de venda!

Queremos estar perto de si!

bolos saudáveis | biológicos | sem açucares adicionados | sem laticínios | vegan | nutritivos e cheios de sabor.

×